segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Apresentação:

Sou Ana Lúcia Silva Cruz, formada em Pedagogia. Trabalho na Escola Municipal Manoel Mayrink Neto, Urucânia Minas gerais, educadora a mais de 20 anos nas séries iniciais. Fiz vários cursos de Educação Física.Também trabalhei na escola Estadual Manuel Rufino.Hoje leciono com o 2º ano do ensino fundamental I,com muita satisfação.Tenho muita expectativa em relação ao curso,acredito que irá enriquecer muito a minha prática pedagógica.



Atividade 1.1
QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ:
Estamos vivendo em uma sociedade voltada para a tecnologia da informação.
A mídia está oferecendo o uso desses. A inovação chegou até as redes de ensino para suprir necessidades individuais dos educandos. Como professora, sou aberta a novos desafios ,sou dedicada, organizada, responsável e preocupo muito com o futuro dos nossos jovens.Através destas novas tecnologias incorporando a prática,com muita motivação e interesse.Temos que adequar nossas aulas a esse ambiente interativo, na certeza que tendo suporte oferecido poderei desempenhar bem o meu processo, ensino- aprendizagem.
Como aprendiz, dedico as minhas atividades não apenas nos textos sugeridos, busco novas fontes nos sites diversificados relacionados aos temas, acredito na capacidade de evoluir, de integrar sempre experiências do cotidiano. Sou uma educadora aprendiz sintonizada e envolvida com meu trabalho, sei que posso evoluir a cada dia mais e mais aprendendo e ensinando,transmissor de conhecimento, mas também não é apenas uma pessoa que trabalha no interior de uma sala. O professor é um organizador de aprendizagens.

Atividade 1.2
Minha postura diante das novas tecnologias:
O avanço a tecnologia da informação e comunicação evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e os tempos a realidade em que a escola se encontra inserida, favorece a incorporação de tecnologia ( computadores, internet ), aprender a lidar com essas diversidades, um ambiente de formação de cidadão em escala de formação pra formação de cidadania
Além disso, essa tecnologia, essa experiência de aprender é prazerosa e não nos damos conta de que estamos aprendendo ou ensinando. È uma aprendizagem construída e não simplesmente mencionada. Para estimular a aprendizagem ao longo da vida, preciso resgatar as potencialidades que as pessoas têm para aprender a ser agentes de aprendizagem, criando oportunidades para que eles possam colocar em prática esses potenciais de modo consciente. O meu desafio é formar efetivos cidadãos com muita garra e motivação assim poderei fazer o uso dessas tecnologias, elaborando atividades e pesquisas usando o telecentro na construção de uma escola com um ambiente de inclusão a ser implantado pelas redes de ensino.


Atividade 1.3
Educação e tecnologia
As tecnologias digitais na educação vêm mudando nossa prática pedagógica. A formação de um individuo para atuar na sociedade do conhecimento, a necessidade de continuar a aprender mesmo depois de formado, para manter atualizado e vencer novos desafios, eles apresentam como uma condição necessária para manter a posição no cargo que ocupa. Nos aprendiz devemos colocar a tecnologia e Educação como um ponto de partida. No espaço profissional repensar a educação num sentido amplo, organizador de conhecimento e articuladora, “se não acompanharmos os avanços, vamos correr sérios riscos de ficarmos parados”, participando como autor do processo de comunicação e aprendizado. Que agora conhecemos como ambientes ou espaços de encontro, a nossa sala de aula, formando um ambiente agradável e favorável assim como essa nova tecnologia está nos proporcionando. Participar, provocar temas discussões.
É tempo de criar e partilhar a inovação de contextos nas nossas necessidades de formação sejam consideradas na sua especificidade o que hoje representa novos sabores para lidar com essa complexidade.

Atividade 1.4
Tecnologia existente na escola:

Já incluímos no nosso currículo os novos recursos tecnológicos .
Nossos alunos tem acesso ao tele centro, lá procurando acompanhar os novos avanços ,
despertando nos alunos a curiosidade e o interesse.
Na escola utilizamos aparelho de som, para músicas, ensaios preparação para comemorações e outros eventos realizados na escola.
Computadores utilizado por alguns docentes, como recurso para pesquisa de assuntos a serem desenvolvidos em sala de aula em digitações de atividades.
Atividade1. 5
Fichamento;
Formação Para Educadores Inovadores para uma nova Escola
Autor; José Manoel Moran Salto para o futuro.
Educação digital e tecnologia da informação e da comunicação pp-40 48 programa 3 resumo ou conteúdo
A educação é um processo no qual faz parte a escola - não só a escola. Afeta todas as pessoas, o tempo todo em qualquer situação pessoal, social, profissional, através de todas as formas possíveis. A sociedade educa quando transmite idéias, valores, conhecimentos e quando busca novas idéias.valores e conhecimentos,amigos, igrejas ,empresas, internet, adaptam-se a novas situações.Aprendemos em todas as organizações, grupos e pessoas com as quais nos vinculamos.o que faz a diferença no avanço dos países é a qualificação das pessoas..Encontraremos na educação inovadora humanista os caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial,emocional e do ético; do presencial e do virtual;da escola, do trabalho e da vida em todos as suas dimensões’

Atividade 1.6
Depois que assistir ao filme, cheguei a conclusão que hoje estas novas tecnologias o professor deve ser criativo e ser for preciso mudar o processo de trabalho para facilitar a aprendizagem através dos meios de comunicação, aulas expositivas com vídeos, histórias, televisão onde o aluno será motivado com vimos vários exemplos (aulas expositivas, uso do computador, televisão, DVD, onde este espaço para a ser um espaço de conhecimento,nossa necessidade exige que sejamos inovadores como a professora hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário